Viagens de negócios crescem para África, Brasil e China

Viagens de negócios crescem para África, Brasil e China

As empresas portuguesas vão continuar, este ano, a investir em novos mercados, de acordo com o Barómetro das Viagens de Negócios que a Travelstore American Express apresentará, esta tarde, no início do 6º Salão das Viagens de Negócios, em Lisboa.

De acordo com o barómetro, entre as 229 empresas inquiridas, apenas 29% não vai investir em viagens de negócios em 2013 e 17% têm a situação em estudo. A maioria (54%) vai investir nas viagens de negócios, este ano, para alcançar novos mercados.

Moçambique (30%), Angola (22%), Brasil (17%) e China (6%) - este ano mencionada pela primeira vez - são os países de destino dos empresários que procuram saída da crise na internacionalização ou na exportação.

"Temos a consciência que as empresas estão a reagir à conjuntura, pois se não há mercado no país, têm de o procurar lá fora. Já temos clientes a revelar que faturam mais em Angola, por exemplo, do que por cá", revela Frédéric Frère, CEO da Travelstore American Express, empresa "líder de mercado em Portugal no segmento das viagens de negócio".

Em 2012, a Travelstore American Express - empresa de capital nacional com representação exclusiva para Portugal e Angola da American Express - faturou 80 milhões de euros. A perspetiva para este ano, segundo o CEO, é de crescimento.

"Não posso revelar tudo antes da apresentação do estudo [esta tarde], mas sabemos que há uma nova atitude das empresas portuguesas perante a conjuntura, que é a de não ficarem paradas e serem menos inibidas em relação a irem para fora. Não há mesmo outra alternativa", adiantou.

Parte do Barómetro Travelstore inclui dados globais da American Express, a maior empresa de viagens de negócios do mundo com uma faturação de 25 mil milhões de dólares em 2012.

"Indica-nos as perspetivas de crescimento das viagens de negócios a nível de emissores: a China com um crescimento exponencial no período entre 2013 e 2016, um esboço de crescimento na Europa, o Japão a estagnar e os EUA a crescer já bastante bem novamente", adiantou Frédéric Frère.

A sexta edição do Salão Viagens de Negócios é dedicada ao tema “New Business Departures” e decorre, esta tarde, no hotel Myriad Crystal Center, em Lisboa. O arranque será dado, às 15 horas, pelo secretário de Estado do Turismo, Adolfo Mesquita Nunes.

 

Dinheiro Vivo

Leia a notícia na íntegra AQUI

Pub